Chasso Velho

Carros race inspired anteriores a 1990
 
InícioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Seg Jan 14, 2008 5:54 am

Boas...

Este carocha foi restaurado durante os últimos 8/9 anos. Agora com o bicho pronto para a estrada vai começar o projecto que tenho esperado todo este tempo - Carocha com um compressor Judson

Para omeçar e como prometido há muito aqui ficam as fotos do compressor que já comprei:




Infelizmente eles aconselham a fazer 5000Km com um motor novo ou reparado antes de montá-lo.... portanto ainda estou na fase de somar Km para começar este projecto Sad

Um abraço,
Pedro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
toiga
Mod
avatar

Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Ter Jan 22, 2008 5:16 pm

Boas,

belo equipamento! Isso é que eu queria mas a versão para motores 1300-1500 para puder meter no 1385cc.

Quem te montou o motor? Trabalho caseiro ou foi no mecanico?

_________________
Fiquem bem .::. Tiago Baginha


"I love the sound of a flat4 blasting away in the morning"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qui Jan 24, 2008 3:37 am

Se quiseres ter outras ideias do que poderás usar para o teu 1385cc tenta enviar um mail para o Alejandro pois ele trabalha com vários compressores e poderá ter outras opções para esse caso. Não sei se tens o email dele mas é almar9@hotmail.com

O restauro do carocha foi essencialmente caseiro feita por mim (o aprendiz) e pelo meu pai (a pessoa com os conhecimentos Razz). As únicas coisas que não foram feitas por nós foi o trabalho de chapa e pintura da carroceria.

Um abraço,
Pedro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
toiga
Mod
avatar

Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Seg Jan 28, 2008 9:28 am

Boas,

Tenho estado a ver o compressor shorrock cyclops cyclops Mas encontrar um kit desses à venda é impossivel. Será que o gajo tem?

Epá, se foi trabalho caseiro, então uma salva de palmas cheers cheers

_________________
Fiquem bem .::. Tiago Baginha


"I love the sound of a flat4 blasting away in the morning"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Ter Fev 12, 2008 3:24 am

Sinceramente não sei que outros compresseros ele tem... Embarassed

Ele costuma responder a todos os emails, mas caso ele não responder diz qualquer coisa que eu tento enviar-lhe um email.

Em relação ao trabalho caseiro - Para mim, quando possível, o trabalho caseiro é a melhor opção pois tens a certeza que as coisas ficam como queres ou entao tem de ser alguem em confies. O senão é quando tentas fazer algo pela primeira vez vais acabar por demorar mais tempo e as coisas não ficam tão perfeitas como feitas por um especialista, mas sempre aprendes umas coisas novas Razz ... aconteceu-nos isso com os forros dos pilares.

Um abraço,
Pedro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jean Melim



Número de Mensagens : 34
Idade : 42
Location : Queluz
Data de inscrição : 16/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qui Mar 27, 2008 9:34 pm

E fotos disso tudo a andar?

Trabalho caseiro para mim é o ideal e concordo a 100% com o que dizes

Um abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Temperature Dip Stick - Sensor de temperatura do óleo   Dom Jun 22, 2008 4:45 pm

Boas, aqui ficam umas novidades...

Este fim de semana estive a instalar um acessório que gosto bastante - Gene Berg Temperature Stick

Para quem não conhece, este é um sensor de temperatura que utiliza a luz da pressão de óleo para avisar se o óleo passou de uma certa temperatura (225F= 107ºC), o sensor está montado numa vareta que substitui a vareta original. A grande vantagem deste kit é que, ao contrario dos restantes kits disponíveis, não é necessário montar um manómetro no interior do carro, para além de ser feito por umas das referências do mundo VW.

Aqui está tudo o que foi utilizado para o montar para o montar

Depois de montados os terminais


O 'Antes'


O 'Depois'



Já fui dar uma volta com o carro e parece que está tudo a funcionar ok, isto é, a luz do oleo acende quando o motor está parado e não há pressão de óleo, e em andamento não acendeu... tenho de dar mais umas voltas com o carro para confirmar que tudo continua bem. Se sim, é mais um passo para ficar mais tranquilo que está tudo em ordem para montar o compressor.

Num balanço inicial parece-me ser um kit muito útil e de fácil instalação, tanto para carros originais como alterados.

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kastenwa

avatar

Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Seg Jun 23, 2008 11:07 am

Parabens. Boa opção a do compressor Judson.

Para tirar partido do compressor, é necessário que o motor esteja sem folgas de forma a evitar desgaste prematuro.

Se o kit fôr bem instalado só é preciso ter atenção à temperatura do motor quando este fôr solicitado no máximo das suas capacidades.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kastenwa

avatar

Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qua Jul 02, 2008 11:05 am

Prosa

Quem é que vai instalaar o compressor Judson no teu VW ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qua Jul 09, 2008 2:59 am

Boas, a ideia é manter a filosofia 'homemade'... portanto vou ser eu e o meu pai Very Happy

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
toiga
Mod
avatar

Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qui Jul 10, 2008 3:05 am

Nice.

Aind afalta muito para meter o compressor no carro?

_________________
Fiquem bem .::. Tiago Baginha


"I love the sound of a flat4 blasting away in the morning"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qua Jul 16, 2008 2:47 am

Boas,

Infelizmente ainda falta um pouco pois tenho feito poucos quilómetros e ainda por cima a garagem onde tenho os carros vai levar um chão novo por isso as coisas estão em 'standby'.

Como ainda não tinha falado no que está programado fazer, aqui fica a minha ideia dos próximos passos:
1- Rodagem, garantir que o motor se aguenta à bronca, pequenos ajustes [Fase actual]
2. Desmontar o motor do carro para re-apertar as cabeças (Cabeças, cilindros e alguns pernos foram postos novos)
3- Ir ao Dinamómetro para o 'Antes'
4- Montagem do compressor
5- Montagem de um escape tipo 'Abarth' de 4 saídas (ver aqui - http://vwjudsonregister.tripod.com/4tip-muffler.htm) [em consideração-ando à procura de um]
6- Ir ao Dinamómetro para o 'Depois'
7- Rebaixar o carro [em consideração- neste momento está mais perto do não]

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
toiga
Mod
avatar

Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qua Jul 16, 2008 2:56 am

Boas,

Acho que podias rebaixar o carro. mais pelo comportamento dinamico que a baixa do centro de gravidade vai aguentar melhor po aumento de performance do carro.

Boa sorte com isso.

_________________
Fiquem bem .::. Tiago Baginha


"I love the sound of a flat4 blasting away in the morning"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kastenwa

avatar

Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qui Jul 17, 2008 4:42 am

Mito bem, por partes, de forma a garantir que tudo está acertado e no devido lugar.

A alteração da suspensão é interessante para tornar o VW mais seguro, embora, na minha opinião, não deves exagerar porque corres o risco de o tornar tremendamente desconfortável e desagradável na condução, especialmente se circulares em estradas com alguma irregularidade no piso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Excesso de confiança + piso molhado = Jante Empenada...   Qua Out 08, 2008 5:26 am

Boas,

Como nem só coisas boas acontecem aos nossos carros...

Ontem, quando ia a caminho da Universidade, tive o meu primeiro acidente de carocha.

Desde a venda do carocha 1300 que o 1200 tem sido o meu carro do dia a dia. Quando ia caminho da Universidade na avenida Lusíada, comecei a fazer a curva (para a direita) da saída para o Eixo Norte-Sul quando começo a sentir a traseira solta. E assim comecei a fazer um pião, meio em camera lenta, e a pensar "estou tramado... vou lixar o carro todo...". Quando o carro já perfez metade do pião e como eu estava a com o volante voltado para a esquerda a tentar contra-brecar a traseira começou a apontar para a valeta, levando a jante esquerda do carro bater na valeta/passeio e obrigando o carro a completar o pião. O carro parou e eu a tremer que nem varas verdes, como o carro estava já quase todo na berma só tive de puxar o carro um pouco à frente para ficar completamente fora da faixa de rodagem.
Saí do carro para ver os estragos, pensando que tinha a traseira toda metida dentro... dei uma volta ao carro e pareceu-me estar tudo bem:
- Traseira - OK
- Por baixo do carro - OK
- Jantes - OK
Respirei fundo, meti-me no carro, e continuei. Não demorou muito para perceber que algo estava mal pois quando fiz a primeira travagem começo a sentir o pedal e o carro aos solavancos. Pronto afinal NÃO está tudo OK... no meio do transito e sem um sitio conveniente para parar, fui devagar até ao parque onde costume deixar o carro. Depois de estacionar o carro, lá dei mais uma volta ao carro (com os olhos abertos!!!) e vi a jante neste estado



No fim fiquei com a impressão que não sabia como agir (em relação à condução)! e que tive muita sorte numa série coisas como não virem carros a trás de mim, não haverem rails naquele lado da curva.

Bem e como alguém dizia... "assim acontece". Agora tenho de ir calibrar a outra jante para ver se não ficou empenada e levantar o carro para ver como estão os eixos e rolamentos.

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
toiga
Mod
avatar

Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qua Out 08, 2008 6:35 am

Porra que cena!

Esperemos que seja só a jante.

Isso é um assunto que também me assusta um pouco o facto de não estar muito habituado a andar de carocha. Apesar do rato e do brasilia, não tenho horas de estrada suficientes.

_________________
Fiquem bem .::. Tiago Baginha


"I love the sound of a flat4 blasting away in the morning"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kastenwa

avatar

Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qua Out 08, 2008 12:02 pm

Não foi nada de grave, ainda bem !

Conduzir um carocha ou Brasília exige atenção a vários factores:

motor e tracção traseira, ausência de travões de disco e servo freio, pneus de perfil estreito.

Para quem está habituado a conduzir um carro " moderno", é uma diferença enorme, logo, é conveniente saber as características do carocha, adequar a condução a estas.

É uma questão de prática, de fazer kilómetros para ganhar confiança e depois tudo sai com naturalidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qui Out 09, 2008 3:44 am

Boas,

De facto acho que tenho o problema da falta de quilómetros, pois apesar de já conduzir os meus carochas à 5 anos os quilómetros são poucos pois faço predominantemente percursos citadinos... acho que tenho mesmo de fazer algo que tenho vindo a adiar à um bom bocado - uma road trip de carocha Twisted Evil

Outra coisa que já tinha pensado e que voltei a lembrar é fazer um curso de condução defensiva. Vocês conhecem algum sitio onde fazem esse tipo de cursos?

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
toiga
Mod
avatar

Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Qui Out 09, 2008 4:15 am

Boas,

No estoril fazem desses cursos e pelo acp tb.

um road trip com o carocha... força com isso!

_________________
Fiquem bem .::. Tiago Baginha


"I love the sound of a flat4 blasting away in the morning"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Sex Fev 27, 2009 5:05 am

Boas,

Já passou um bom bocado desde a últma vez que dei noticias deste projecto... Aqui fica um update da situação:
Mazelas do acidente
Afinal não foi só uma jante empenada, depois de trocada a jante e quando fui dar uma volta para ver se tudo estava em condições o problema que tinha verificado quando travava ainda existia...
Desmanchei a caixa para poder verificar o eixo e fui ao torneiro verificar se estava tudo ok - resultado tudo ok, em desespero de causa (pois eu e o meu pai pensava-mos que não seria possível) fui ao torneiro verificar a poli - resultado POLI MUITO EMPENADA! - torneiro disse que nuca tinha visto uma poli empenar Shocked
No final tive de comprar um conjunto de polis e calços para os travões de trás, que depois de muitos contra-tempos conseguimos acabar de montar o eixo traseiro no inicio deste mês (remontar caixa de velocidades, eixos e montar o conjunto de volta no carro)

Alterações nos planos do projecto
Depois do acidente e devido a ter o motor cá fora houveram algumas alterações aos planos Razz

1- Rodagem, garantir que o motor se aguenta à bronca, pequenos ajustes
2.a- Desmontar o motor do carro para re-apertar as cabeças (Cabeças, cilindros e alguns pernos foram postos novos)
2.b- Pequenos upgrades - Montar um conjunto de martelos 1.25 com veio reforçado, montagem de ponteira de escape sem miolo, fabricar e montar uma corneta para o solex, montar solex 30-PICT (já se encontrava montado) [fase actual]
3- Montagem de um 'Camber Compensator' no eixo traseiro
4- Ir ao Dinamómetro para o 'Upgrade Stage 1'
5- Montagem de amortecedores reguláveis (tipo koni)
6- Montagem do compressor
7- Montagem de um escape tipo 'Abarth' de 4 saídas (ver aqui - http://vwjudsonregister.tripod.com/4tip-muffler.htm) [em consideração-continuo à procura de um, a um preço aceitável]
8- Montagem de uma barra estabilizadora de maior diametro no eixo da frente [em consideração]
9- Ir ao Dinamómetro para o 'Upgrade Stage 2'
10- Rebaixar o carro [em consideração]

(Alterações a negrito)

A ideia do projecto é verificar o que se pode fazer e consequentes ganhos com alterações em que não é necessário desmontar o bloco do motor. Infelizmente não vou fazer o teste no dinamómetro para o 'antes' pois aproveitei o facto de ter o motor fora para efectuar alguns melhoramentos e porque numa inspecção mais cuidada (isto é com os olhos abertos) verifiquei que o meu motor vinha já com o carburador errado, um solex 30 em vez do solex 28.

Aqui fica o 'pequeno' update lol!

Digam de vossa justiça!!!

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
toiga
Mod
avatar

Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Sex Fev 27, 2009 6:05 am

Boas,

Desgraças à parte, ainda bem que pudeste mexer na mecânica.

Meteste os martelos 1.25 com a arvore de cames de origem? para motor que vai ser comprimido, preferia manter os balanceiros 1 ou 1.1 e mudar a arvore de cames. Mas como não pretendes abrir o bloco, essa é a melhor opção.

Epá, temos de combinar um dia para ver essa máquina. Eu tou em alfornelos a morar

_________________
Fiquem bem .::. Tiago Baginha


"I love the sound of a flat4 blasting away in the morning"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Sex Fev 27, 2009 8:32 am

Parece uma boa ideia... estás mesmo aqui ao lado... temos que combinar isso!


Em relação à escolha dos martelos, alem de querer perceber e aprender o que se consegue fazer sem abrir o bloco, eu li que é necessário ter cuidado com a árvore de cames que se usa em motores com compressor ou turbo. Segundo este link: http://peregrineperformance.com/Camshafts.htm, parece-me que o cruzamento da arvore de cames deve ser nulo para motores com compressor/turbo, e tenho a ideia que não é o que acontece para a maioria das árvores de cames existentes para o carocha. Por curiosidade tenho de procurar se existe alguma coisa à venda para este propósito.

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Ter Abr 07, 2009 10:11 am

Boas,

Como já foi referido noutro tópico, ando à procura de uma de velocidades para o meu carocha... Estava com uns problemas na caixa, que este fim-de-semana consegui resolver com o meu pai. No meio de toda a confusão descobri que a caixa que tenho no carro não é a correcta para o ano (1963), portanto a busca por uma caixa em condições continua!


Hoje fui à inspecção com o carro e passou sem anotações, por isso temos mais um chasso de volta às estradas portuguesas!!! Twisted Evil


Este fim-de-semana devo ir montar as ponteiras e a corneta de admissão que acabei entretanto. Vou tentar fazer umas fotos e uns vídeos para ver a diferença entre o antes e depois...

Não sei se são só as saudades de conduzir o carro, mas ele ficou muito porreiro com os martelos novos... foi pena ter ficado tanto tempo sem conduzir o carro o que dificulta ter uma ideia melhor das diferenças (se é que existem). Mas o dinamómetro vai tirar as dúvidas.


Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
prosa

avatar

Número de Mensagens : 59
Location : Pontinha/Lisboa
Data de inscrição : 29/11/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Ter Abr 14, 2009 4:05 am

Boas,

Este fim de semana acabei por montar as ponteiras e a corneta que tinha feito. Aqui ficam os videos do antes/depois...

Antes


Depois


A qualidade do som não é a melhor, mas dá para ter uma ideia. Ficou com um som um pouco mais grave, mas sem estar a fazer barulho a mais (que pessoalmente não gosto).


Ainda só dei uma voltinha ao quarteirão por isso não deu para notar se há diferenças no comportamento do motor.

Também acabei por desmanchar a corneta porque ainda não tenho nenhum elemento que sirva de filtro. O que é que se costuma usar nas cornetas, como filtro?


Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
toiga
Mod
avatar

Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   Ter Abr 14, 2009 4:13 pm

Boas,

ficou muito fixe!!!! O ronco está no ponto!

Agora o que usar como elemento na corneta não te sei dizer. Sei que à carros com cornetas nos carburadores que metem uma rede mas não me parece ser indicado para uso mais regular. Sinceramente não sei...

_________________
Fiquem bem .::. Tiago Baginha


"I love the sound of a flat4 blasting away in the morning"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
PROSA - Carocha 1200 1963 - JUDSON POWER!!!
Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Fedima F-power
» Escape DONA power bomb
» antena cb
» kartcross - base carocha 1300 (VENDIDO)
» POLIMENTO - PINTURA - GLARE

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Chasso Velho :: Geral :: Veiculos e projectos-
Ir para: