| Brasilia de '78 | |
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Autor | Mensagem |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Brasilia de '78 Dom Abr 27, 2008 5:32 am | |
| Boas, como já vendi o Rato, tinha alguma vontade de arranjar um outro projecto que não fosse um carocha. E eis perto da casa do Freakout estava esta beleza: O freakout conheceu o Sr que a tinha, falou-se de preços e agora já é minha!!! Foi pintada e estofada pelo antigo dono mas já estão a surgir alguns podres um pouco por todo o lado. À saida da casa do homem, onde já notava que o carro estava a travar mas ainda não era muito. Mas já na estrada não havia maneira de avançar. O motor sem força e os travões bloqueados impediram tudo de se mover. Se não fosse o Jinxed e o seu astra tava tramado! Lá se levou o brasilia e o seu dono até casa do freakout e agora está lá à espera de um telefonema para a assistencia em viagem para o levar até à Ponte de Sôr para casa do mestre manel - mecânico extraordinaire de VW Problemas identificados até agora: - Motor sem força - membrana da bomba de gasolina marada - travão de disco dianteiro do lado esquerdo a bloquear a roda (já tiramos as pastilhas de travões) os embolos estão presos e não recuam para a posição original. - fúsiveis todos oxidados - tampa do deposito de gasolina sem tranca - Acho que me estou a esquecer de mais alguma coisa mas isso é depois com o tempo. | |
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FreaKouT
Número de Mensagens : 115 Idade : 41 Location : Tomar Data de inscrição : 11/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Abr 27, 2008 6:43 am | |
| É verdade, aqui está ele á porta, com as asas abertas para secar o chão que está um bocado ensopado, no entanto o chão está optimo! Como podem comprovar no fotografia... Como podem ver o chão quase novo! O toque racing do painel E os belos dos fusiveis... | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Abr 27, 2008 8:25 am | |
| Boas,
conseguiste fazer pegar ao carro na boa ou tiveste de deitar gasolina no carburador? | |
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FreaKouT
Número de Mensagens : 115 Idade : 41 Location : Tomar Data de inscrição : 11/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Abr 27, 2008 8:32 am | |
| Demorou bastante tempo até pegar, tive que ir buscar cabos para a bateria e tudo, mas mal pus uma tampa de gasolina directo no carburador, pegou logo =) | |
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Kastenwa
Número de Mensagens : 112 Location : Porto Data de inscrição : 15/04/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Abr 27, 2008 10:23 am | |
| Toiga Parabens pela nova aquisição. Na Brasília sempre tens um pouco mais de espaço para as pernas !!! Na minha opinião, a Brasília, sobre quase todos os aspectos, é melhor do que todos os carochas, exceptuando o 1303 S. O motor é de um ou dois carburadores? Se fôr de dois, já sabes, tens 54 cv, o que é muito razoável e agradável. Se me permites, um aviso: limpa bem o local de escoamento de águas, por baixo das ranhuras, logo a seguir ao pára brisas, retirando folhas de árvores, pequenos papeis, etc. Se esse escoamento entupir, a água entra pelas entradas de ar do tablier e molha o chão todo. Acho a Brasília mais espaçosa, mais potente, mais divertida. A tua tem as tais jantes que só vinham com as Brasílias ou nos 1303 S. Mesmo a cor, acho bonita, anos 70 s. Parece-me que vais fazer muitos mais kms nesta do que no Rato. Abraço | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Abr 27, 2008 11:27 am | |
| Boas,
kastenwa brigado! O carro é mesmo muito bom. gosto muito de ver como este modelo tem linhas muito semelhantes à do golf Isso das ranhuras é uma boa ideia: tenho de ver isso com atenção.
O motor tem dois carburadores mas um não me parece que anda a fazer o seu trabalho como deve ser.
Também acho que vou fazer mais kms com este que com o rato. Alias para o Rhino vou mesmo colocar os bancos mais para trás. | |
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Ricardo Serpa
Número de Mensagens : 34 Location : Algés Lisboa Portugal Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Abr 27, 2008 1:47 pm | |
| Oh Toiga?
Tu não andas enamorado demais com as coisas do Brasil?
Esse carro tem um carisma especial e tem uma coisa muito a seu favor todo o design foi feito pela VW do brasil sem intervenção Alemã....
PArabens e boa sorte
Ricardo Serpa | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Abr 27, 2008 3:58 pm | |
| Hehehehe,
É mais uma questão económica... os brasileiros têm aparecido mais baratos, é só.
Mas o carro tem pinta, muita pinta! | |
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Kastenwa
Número de Mensagens : 112 Location : Porto Data de inscrição : 15/04/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Qua maio 21, 2008 3:51 am | |
| Toiga Como é que está a Brasília? Vai avançar algum projecto " race inspired " ou fica original? Pelas fotos, parece muito original e se decidires utilizá-la como daily drive, talvez seja melhor não efectuar alterações, por uma questão de economia de consumos e fiabilidade. Vai dando notícias | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Qua maio 21, 2008 5:51 am | |
| Boas,
daily-driver não vai ficar (por enquanto) porque ando a fazer 700kms por semana ultimamente e não estou a ver o ritmo abrandar.
No entanto, estou a ponderar meter uns dell 36, balanceiros 1:4 e escape 4:1 isto prar ter um pouco mais de pokka sem abrir o motor. | |
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Kastenwa
Número de Mensagens : 112 Location : Porto Data de inscrição : 15/04/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Qua maio 28, 2008 12:45 pm | |
| Boas ideias Mas, uma sugestão: limpa bem os carburadores originais, afina-os, verifica se as culassas não estão rachadas, o escape não tem nenhuma fuga, mantém os pneus 165 e vais constatar que a Brasília é muito mais potente e rápida que qualquer carocha, inclusive 1303 S. | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Qui maio 29, 2008 11:50 am | |
| Boas,
realmente vou andar com ele agora com configuração original. Os carburadores foram reconstruidos e as juntas todas mudadas.
Os pneus 165 fizeram perder um pouco de força pelo maior diametro em relação aos 155. mas tá-se bem | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Ter Jun 10, 2008 9:27 am | |
| Boas,
A máquina já está em casa e o principal a arranjar é uma tampa do deposito que a que lá está é só enfeite. A gasolina baba em andamento se estiver muito cheio.
A viagem da ponte de Sôr para Alpalhão foi uma descontração fantástica. A posição de condução é muito descontraida, muito espaço para as pernas e muito confortável. A ver se ainda hoje vou a espanha abastecer de gasolina para fazer a viagem até óbidos na boa. Com o problema do deposito estar sempre a marcar "cheio" e sem saber o consumo ao certo, vou ter de andar com um garrafão de gasolina atrás.
Logo à tarde vou besuntar as borrachas com Nivea para hidratá-las um pouco e ligar o vacuometro para saber se estão os dois carburadores equilibrados. | |
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Kastenwa
Número de Mensagens : 112 Location : Porto Data de inscrição : 15/04/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Ter Jun 17, 2008 4:30 am | |
| Então Toiga, quando é que fazes a estreia da Brasília numa viagem ? O melhor agora é planear saídas de férias e passeios, para os lados de Espanha, pois sai muito mais barato no que diz respeito a preços de gasolina! Com os dois carburadores bem afinados e coordenados, vais notar uma grande diferença na potência e na facilidade com que vais chegar à velocidade máxima. Bons kilómetros. | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Ter Jun 17, 2008 5:29 pm | |
| Boas, A estreia foi este fim de semana. 450kms sem qualquer tipo de problema. Sempre a 90 - 110 nas calmas com uma condução fantástica e um descanso que em nada se compara a um carocha. Ainda não calibrei os carburadores mas trabalha bem e o consumo não é muito exagerado (+- 10L/100). Bem não é propriamente assim porque à vinda para casa, quando começou a chover notei que a manete do limpavidros não trabalha bem. Tenho de manter o dedo com a manete a meio para funcionar. Foi isso e notar de onde tinha a infiltração no vidro: A borracha do vidro secou e abriu na junção. Já tinha metido nivea nas borrachas mas agora vou tentar vaselina. Como dissem os americanos: "this one is a keeper!" | |
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Kastenwa
Número de Mensagens : 112 Location : Porto Data de inscrição : 15/04/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Qua Jun 18, 2008 12:28 pm | |
| Bravo !!! Logo 450 kms !!! Fico contente por saber que a Brasília é para andar. Mas, a 90 -110 k/h tem de gastar uma média de 8,5 L, no máximo. Em estrada, 10 L é para andares a 130 K/h. Afinando bem os carburadores, as válvulas e se o escape estiver bom, rodando mais uns kms isso vai ao sítio no que diz respeito a consumos. É que tens de te recordar que a Brasília deve ter estado muito tempo parada, necessita de alguns kms para fazer sair toda a ferrugem que o motor tem no interior. Isso da manete do limpa vidros é um pormenor que facilmente reparas. | |
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Kastenwa
Número de Mensagens : 112 Location : Porto Data de inscrição : 15/04/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Qua Jul 02, 2008 11:08 am | |
| A Brasília, depois do teste de 450 kms, deve estar muito melhor na próxima saída: mais solta, mais rápida e a consumir menos. | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Jul 06, 2008 4:39 am | |
| Boas,
ficou um pouco mais solta sim mas agora tou mais preocupado com a falta de médios. Não sei se é problema dos fusiveis ou das luzes mas estou sem médios. O que vale é que é que os máximos não são muito fortes. Ah e também a manete de mudança de médios para máximos não se aguenta. Não faz a mudança. Convém é dizer que aquilo está preso com fitacola da grossa. hehehehe
Mas cada vez mais gosto de andar com aquilo! É uma moca! | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Dom Ago 17, 2008 1:00 pm | |
| Boas,
Este fim de semana fiz 350 para terras da gardunha. foi um bom teste para verificar como seria a relação de caixa em terreno montanhoso ( o brasilia está em Alpalhão, Portalegre). A primeira impressão: Aquilo é carro de autoestrado e pronto. Nem há volta à dar! As relações estão completamente espaçadas e nenhum tem a mesma relação à anterior. Então a 4 é para esquecer... Só entra bem com o carro a 80 e a terceira a esganizar-se toda! A ideia de meter uma outra caixa de carocha mesmo está a começar a ganhar cada vez mais força...
De resto foi bom... | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Qua Ago 27, 2008 2:53 pm | |
| Boas,
Tenho outro problema: O conta-kilometros deu o berro. Ao sair do semaforo , ouvi um estalido a vir do conta kilometros e agora nada de marcar.
Se fosse num carocha tava na boa, mas nem consigo perceber como tenho acesso num tablier de brasilia ao seu interior.
Alguem tem um manual de brasiiia que me fotocopie ou cena parecida?
P.S: parti a P U T A da vareta ao verificar o oleo... | |
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prosa
Número de Mensagens : 59 Location : Pontinha/Lisboa Data de inscrição : 29/11/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Qua Ago 27, 2008 5:13 pm | |
| Boas,
Estou a ver que o dia de ontem foi FOD***, força aí nisso... infelizmente só tenho livros sobre carochas.
Um abraço, | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Sex Ago 29, 2008 10:33 am | |
| Boas,
ya, é um pouco lixado mas arranja-se. é preciso é paciencia... | |
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Kastenwa
Número de Mensagens : 112 Location : Porto Data de inscrição : 15/04/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Sáb Ago 30, 2008 6:39 am | |
| Calma Toiga
Sobre a caixa de velocidades.
Tive uma Brasília de 79, dois carburadores, 54 cv. Fui dois anos para o Algarve para Cacela Velha nela, além de muitas outras viagens e nunca senti problemas na relação de caixa. Aliás, a 4ª. aguentava binários relativamente baixos sem se sentir o motor a " grilar".
Será que a caixa de velocidades da tua Brasília é a original?
Quanto ao conta kilómetros, isso acontece, até nos novos. Quando comprei o Polo, novo, para a minha esposa, passados 15 dias, o conta kilómetros avariou e foi necessário instalar um painel todo novo!
Já partir a vareta do óleo, das duas uma: a falta de prática, dada a posição peculiar desta na Brasília, ou então estava muito ferrugenta...
quando um carro está muito tempo parado, só ao fim de uns kilómetros é que começam a revelar-se as mazelas devidas à inactividade. | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Sáb Ago 30, 2008 10:19 am | |
| Boas, a quarta aguenta e tem força. já me habituei à relação mas ao passar do 1300 para o brasilia, estranhei muito a distância entre a 3ª e a 4ª. A vareta não partiu. O que partiu foi o apoio da vareta na peça de onde se puxa. Já percebi porque tinha ficado sem buzina. A peça dos comutadores está afastada do volante por isso não faz contacto. Agora com o uso já o mostrador da gasolina parece que está a trabalhar "bem". De cada vez que abasteço, parece que o ponteiro vai mais a abaixo. Agora tou a fazer o teste de ficar sem gasolina para verificar se está mesmo boa a boia. Tou a andar com um garrafão de gasolina para todo o lado | |
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Kastenwa
Número de Mensagens : 112 Location : Porto Data de inscrição : 15/04/2008
| Assunto: Re: Brasilia de '78 Ter Set 02, 2008 5:28 am | |
| O indicador de gasolina dos VW dos anos 60 e o dos Brasília nunca foram muito fiáveis...
sempre preferi a ausência de indicador de nível de gasolina do VW oval 25 cv que tive...
media o nível... com uma vareta graduada, pelo bocal do depósito...
em andamento, havia sempre a torneira de gasolina, que virava para baixo, com o pé, ligando à reserva, quando o carro começava a falhar por falta de gasolina.
Um pormenor importante: nunca esquecer de andar com a torneira na posição vertical, senão, se andar na posição de reserva...ficamos parados na estrada. | |
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| Assunto: Re: Brasilia de '78 | |
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| Brasilia de '78 | |
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