| Turbo Datsun 1200 | |
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Autor | Mensagem |
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FreaKouT
Número de Mensagens : 115 Idade : 41 Location : Tomar Data de inscrição : 11/10/2007
| Assunto: Turbo Datsun 1200 Dom Out 21, 2007 1:53 pm | |
| Boas, gostava de saber as vantagens e desvantagens de por um turbo num datsun 1200. E se for positivo, que turbo sugerem por?
Um abraço | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 Seg Out 22, 2007 3:08 am | |
| Boas,
Para meter um turbo, parace-me aconselhável um GT12 da Garrett, próprio para motores de 1.0 a 1.5 L. É o modelo mais pequeno parecido ao GT15 que equipa os GTD e TDi originais da VW.
Depois tens de pensar como queres fazer a aplicação de carburador. É blow ou draw? no meu ver usar um carbirador de GTTurbo e fazer um sistema blow é a melhor opção. | |
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Jean Melim
Número de Mensagens : 34 Idade : 47 Location : Queluz Data de inscrição : 16/10/2007
| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 Seg Out 22, 2007 4:35 pm | |
| A maior vantagem de um turbo é que podes ter uma espécie de 2 motores num só... Ou seja, se andares abaixo da rotação de disparo do turbo, é como se andasses apenas num carro aspirado... Se passares essa rotação o turbo começará a "encher" e aí é que vais sentir a potência. Ao meu ver todos os carros deveriam ser turbos, porque um turbo recicla a energia despediçada em forma de gases de escape para produzir potência Tens de prever uma bomba de gasolina eléctrica também e alguma maneira de atrasar o ponto do motor quando o carro estiver em pressão... e também uma ligação de óleo para alimentar o turbo e o seu respectivo retorno para o cartér... | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 Ter Dez 25, 2007 1:06 pm | |
| Boas,
já pensaste num compressor? Um g40?
isso deve ficar uma delicia nesse motor? Resposta do motor desde o ralenti... UI era lindo! | |
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guimaclo
Número de Mensagens : 24 Location : Charneca Caparica Data de inscrição : 23/01/2008
| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 Dom Fev 03, 2008 5:05 pm | |
| A meu ver o turbo é uma das ultimas mods que se faz a nivel de motor pois eu sou fan do motor atmosferico puxado ao maximo, ou seja veios de cames melhorados, admissão e exaustao maior, maior compressão e uma melhor faisca.
No entanto a sobrealimentaçao é a forma mais facil de se ganhar potencia num carro, o mais facil é usares o sistema de um Renault 5 GTT e adaptares pois esse carro ainda funciona a carburador, enquanto o sistema de um gtd ou tdi tem uma de alimentaçao de combustivel muito diferente e num vw G40 ou num fiat Turbo ie tem ambos injecçao electronica. | |
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toiga Mod
Número de Mensagens : 353 Location : Lisboa & Portalegre Data de inscrição : 10/10/2007
| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 Seg Fev 04, 2008 6:13 am | |
| Boas,
Olha que o guimaclo tem razão! O sistema do GTT era uma boa opção para esse motor. Com uma taxa de compressão de 9.0:1 talvez um pouco alta para um turbo, não sei se terás de fazer alguma alteração a isso. | |
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norte
Número de Mensagens : 34 Location : Everywhere Data de inscrição : 30/01/2008
| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 Dom Fev 24, 2008 9:09 am | |
| Já que procuras soluções para o rosinha, e o turbo é uma possível, devo acrescentar que a a aplicação de um turbo, compressor ou outro qualquer dispositivo que injecte ar sob pressão no bloco não é tão linear como poderá parecer. À priori deves estudar a adição de uma refrigeração melhorada já que irás atingir temperaturas na ordem dos 600ºC no veio do rotor! Mais, da combustão sob-pressionada, resulta um aumento de temperatura. Se num atmosférico e num bom dia de verão na nossa zona pode atingir temperaturas bem acima dos 100ºC é facil concluir que terás que investir bem na refrigeração antes da compressão. Uma boa hipotese será a adição à mistura, (comprimida ou não) de Óxido nitroso ou NITRO ou gás que faz rir. Adiciona proporções de oxigenio que e aproveitado na combustao enquanto o nitrogénio baixa a temp combustão. Por outro lado (com ou sem nitro mas somente com Turbo) terás aumento proporcional nas forças aplicadas nos casquilhos, cambota, bielas, cilindros, válvulas pernos do bloco e mais pelo que deverás ter em conta esses esforços e o facto de quereres ou não conservar o teu bloco, ou por outro lado levá-lo à ruína rápidamente.
Se calhar mais vale aplicares um motor de aplicação turbo de origem no carro e tá andar!
Abraço. | |
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Ricardo Serpa
Número de Mensagens : 34 Location : Algés Lisboa Portugal Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 Qui Fev 28, 2008 11:22 am | |
| Pois e não é só isso o proprio oléo tem que passar a ser refrigerado senão....
Acho muito complicado por uma coisa destas a funcionar com fiabilidade.
Ou já nasceram turbo ou então "táquetocasorelhas"....
Aumenta a cilindrada, a taxa de compressão, mete um escaper 4/1 mete multicarburadores, trabalha a cabeça, aguça a arvore de cames mete electronico na ignição, gasolina de avião etc.
Mas por favor, não compliques demasiado senão tens carro nem há dinheiro que te chegue.
Um abraço
Ricardo Serpa | |
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Jean Melim
Número de Mensagens : 34 Idade : 47 Location : Queluz Data de inscrição : 16/10/2007
| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 Qui Mar 27, 2008 10:10 pm | |
| Boas os carros não necessitam nascer "turbos" no entanto realmente como foi dito é preciso prestar atenção a vários detalhes....
Quanto a motores aspirados preparados ao máximo e depois turbo em cima... ainda mais cuidados vamos ter de ter.
Vou dar um caso específico de um amigo meu... tinha um 206 1.1, primeiro trocou as rodas para 17... depois o painel para o do gti, depois o interior para o do 206 RC, coil overs, parachoques pintados a cor da carroçaria etc...
Claro que o motor 1100 de 60cv era muito fraco para puxar jantes 17.. primeiro upgrade motor 1400 8v... ja era melhor 75cv... mas mesmo assim ele achou pouco e começou a gastar dinheiro.. colector de escape super sprint, árvore de cames xpto, injecção passou a ser de mono ponto para multi ponto com a troca da cabeça etc...
resultado depois disso tudo? 105cv
Passados uns tempos trocou de motor e colocou um motor 1600 8v que de origem ja debita 110cv... o mesmo processo, escape, filtro, injectores maiores, arvore de cames... 140cv... comecei a lhe chatear para colocar um turbo.. na altura tinha aqui na garagem 7 turbos de vários carros e acabei por lhe vender um kkk03
Fizemos a montagem, escape com flange, entrada de óleo, retorno de óleo ao cárter, radiador de óleo extra e teste de potência... 180cv
Novas afinações e reprogramação da centralina e 195cv
Andou assim durante 1 ano... (atenção que este carro é carro do dia a dia... faz 110/120 km por dia e ele puxa o carro sempre a fundo...)
Ao fim de um ano ele achou que o melhor era comprar um motor do saxo cup 16v... tem 120cv de origem
Esteve a estudar o que havia no Mundo para mexer no motor...
Mandou vir uma centralina nova totalmente ajustável para eliminar a de origem... mandou vir 8 injectores de maior débito... 500cc cada um
Bielas vieram por encomenda da Austrália... demoraram 6 meses a chegar cá
Pistões vieram da JE Americana feitos por encomenda, com total seal ring (segmentos que ficam completamente fechados)
Cambota com contra pesos e equilibrada a 15mil rpm... para poder trabalhar com muita margem por volta das 7000
Árvore de cames específica para carros turbo....
Radiador de óleo extra maior
Intercooler
Molas duplas, chapéus em titânio, admissão é de um 106 gti porque é a única que é de metal e que aguenta mais pressão etc...
depois de 10 mil euros em brincadeiras... 295cv
E para quem dúvida da fiabilidade... o carro já fez 34mil km sem problemas a não ser uma caixa de velocidades partida.
Agora claro... se queremos fazer um kit turbo low budget... isso vai faltar qualquer coisa e provavelmente a fiabilidade vai falhar.
O carro anda sempre com gasolina bp 100 e como o meu amigo é excêntrico na hora de ir a ipo... troca o motor e coloca lá o 1100.
O motor todo foi montado por ele e como ele tem uma grua dessas da makro retira e coloca o motor com relativa facilidade.
Esqueci de referir uma coisa importante
A embraiagem teve de ser de encomenda... as primeiras desfaziam-se
A caixa de velocidades agora é de um saxo cup e os carretos da 5º é de um saxo diesel... por serem mais longas...
A velocidade máxima está ao redor de 250 medidos de gps e a retomada dos 150 aos 250 em 10 segs... mais rápido que um M3 que demora 11
Mas são 10 mil euros investidos em material, visto que a mão de obra é toda dele... é muito muito dinheiro | |
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| Assunto: Re: Turbo Datsun 1200 | |
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