Chasso Velho
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chasso Velho

Carros race inspired anteriores a 1990
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Projecto para " chasso velho " a GPL

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeQua Jun 04, 2008 10:27 am

Como todos têm constatado, a gasolina está a atingir preços inimagináveis.

Esta subida vertiginosa tem origem num excesso de capitalismo selvagem, numa desmesurada especulação dos fundos de investimento e dos capitais bolsistas.

Os governos dos países mais desenvolvidos e em geral, os políticos, deixaram-se manipular e controlar pela economia, sendo esta que determina e orienta as políticas que afectam os cidadãos.

Não querendo ser pessimista, é bem possível que, no prazo de cinco anos, o preço da gasolina venha a custar o dobro do actual!!!

Sempre detestei o gasóleo ( agora é moda dizer Diesel ) e nunca compreendi os motivos do preço deste ter sido durante muito tempo inferior ao da gasolina.

Como não quero continuar a contribuir para o enriquecimento dos árabes, dos especuladores, dos fundos de investimentos e de alguns políticos que gerem de forma fraudulenta o dinheiro arrecadado com os nossos impostos ( especialmente o que tem origem nos combustíveis ), vou instalar um kit de GPL num " Chasso velho ", no Audi 50.

O preço, para um carro a carburador é de cerca 900,00 €.
Terá uma garantia de 3 anos, é da marca PRINS, holandesa, terá um depósito tórico, instalado no local do pneu suplente, devendo ficar apenas um pouco saliente no fundo da mala e não lhe retirando capacidade de carga.

O preço actual do gpl é de cerca de 0,67 € por litro, é muito menos poluente do que a gasolina.

Vou arriscar nesta solução. Se aprovar, nos carros refrigerados a água, então será a opção definitiva de energia para os meus carros.
Ir para o topo Ir para baixo
toiga
Mod
toiga


Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeQua Jun 04, 2008 10:56 am

Boas,

O deposito tem que capacidade?

A pior cena com o GPL é a parvoice da interdição de entrada em parques subterrêneos e afins. Isso e a dificuldade de meter num motor Vw a ar afro
Ir para o topo Ir para baixo
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeQui Jun 05, 2008 4:16 am

Como o pneu suplente do Audi 50 é pequeno, o depósito tórico tem uma capacidade de 40 litros o que corresponde em GPL a cerca de 35.

É possível instalar um kit de GPL nos VW a ar mas o problema está na impossibilidade de aprovação na IPO.

De acordo com o que me informaram, o GPL precisa da refrigeração a água e nos motores refrigerados a ar, são utilizadas umas serpentinas, cuja certificação e aprovação ainda não foi conseguida.

Quanto à interdição de estacionamento em parques subterrãneos, estamos só perante um excesso de zelo do legislador.

Os parques têm sempre entradas de ar e os kits são seguríssimos.

Não há nenhum relato de explosão de um carro com GPL.
Ir para o topo Ir para baixo
toiga
Mod
toiga


Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeQui Jun 05, 2008 5:08 pm

Boas,

Isso da aprovação é uma pena mesmo. Pensava que o maior problema era mesmo onde ir buscar o aquecimento para o deposito já que o normal é ir buscar ao radiador (penso eu). mAs se é a aprovação é mesmo uma porra.

Da restrição, acho que foi um lobby das gasolineiras para travar o desenvolvimento e comercialização dos kits GPL
Ir para o topo Ir para baixo
fan




Número de Mensagens : 10
Location : figueira da foz / Aveiro
Data de inscrição : 11/10/2007

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeSex Jun 06, 2008 4:05 am

Eu meti a 2 meses no Punto 1.2 GPL, também tenho um deposito toroidal mas de 46 litros, mas que só pode ser cheio a 80% devido a normal, logo da os 36 litros.

Com esses 36litros (meto a .57€ logo 21€) faço cerca de 450KM, o que me compensa bastante Smile

Na próxima sexta feira tenho de ir a revisão, e vou perguntar ao gajo sobre a situação de meter num carocha.

abraço
F:A:N
Ir para o topo Ir para baixo
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeSex Jun 06, 2008 9:44 am

FAN

Se montaste um kit GPL no teu Punto, como este é de injecção optaste por um com centralina, certo ?

Qual é a tua primeira impressão ?

Não desafina no ralenti, quando pões o carro a trabalhar, demora muito tempo a passar de gasolina para o GPL ?

Gostava de recolher mais opiniões, uma vez que vou tambem montar um no Audi 50.

Vou optar por um kit da marca Prins, holandesa, que dá garantia de 3 anos.

Antes, vou fazer uma revisão ao motor, medir compressão, verificar funcionamento da parte eléctrica e limpar radiador, substituir líquido refrigerante e verificar todas as tubagens.

Depois de montar o kit GPL, se confirmar que funciona bem, sem desafinar e sem dar problemas de fiabilidade, monto mais kits noutros VW pré clássicos, youngsters, refrigerados a água.

Como não é possível, por enquanto, utilizar o GPL nos VW a ar, por falta de aprovação nas IPO, vou deixar de os utilizar como daily drive, quer a Samba ( cujo restauro estou a terminar ) quer o 914.

Não é pelo consumo, pois o 914 até é muito económico, principalmente em estrada, mas devido ao preço da gasolina que agora consider exagerado.

Com qualquer carro, meto 25 € de gasolina e agora, não dá para nada !!!

Decidi optar por VWs refrigerados a água, pequenos, económicos e fiáveis, por uma questão de economia, mas tambem de civismo.

Passarei a consumir menos gasolina, contribuindo assim menos para enriquecimento dos árabes, dos especuladores e para os nossos governantes não desbaratarem o dinheiro dos nossos impostos.

Depois de vários anos a utilizar carros com 95, 100, 110, 112, 160, 225 cv. vou voltar aos carros com 39, 50, 75 cv., mas sinceramente, não me importo e até acho piada.

Por outro lado, agora até penso que é um desperdício de gasolina andar na cidade com carros com relativa potência porque consomem muito mais e não se tira partido das qualidades.

Enfim, os tempos mudaram e depois de várias experiências tambem mudei a minha opinião sobre alguns aspectos.
Ir para o topo Ir para baixo
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeTer Jun 17, 2008 4:16 am

FAN

Gostava de ouvir a tua opinião sobre o GPL no teu Punto.

Eu estou na fila de espera, num instalador, mas está muito, muito demorado. Eles estão admirados com o aumento da procura.

Quanto mais informação sobre este assunto, melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
fan




Número de Mensagens : 10
Location : figueira da foz / Aveiro
Data de inscrição : 11/10/2007

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeTer Jun 17, 2008 10:29 am

Kastenwa escreveu:
FAN

Se montaste um kit GPL no teu Punto, como este é de injecção optaste por um com centralina, certo ?

Sim, um Kit BRC que comunica com a centralina.

Kastenwa escreveu:

Qual é a tua primeira impressão ?

Estou 200% satisfeito

Kastenwa escreveu:

Não desafina no ralenti, quando pões o carro a trabalhar, demora muito tempo a passar de gasolina para o GPL ?

Não desafina ao ralenti. Dependendo de como esta o carro, se o carro esta quente e logo, se estiver completamente frio, demora para ai 1 minuto. Ou seja, bastante rápido.



Em Coimbra também tinha de estar 2 meses a espera, mas na figueira foi marcara numa sexta e meter la o carro a segunda, Foi na Figueira Diesel. 1600€ com tudo... instalação, inspecção, e uma revisão aos 10000Km de borla.

Se tiveres mais alguma duvida diz, Desculpa não te ter respondido mais cedo, mas ano tenho vindo ao fórum
Ir para o topo Ir para baixo
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeQua Jun 18, 2008 12:31 pm

FAN

Obrigado, são cada vez mais as opiniões positivas que recebo sobre a utilização do GPL.

Realmente aí na Figueira, os instaladores ainda estão sem stress.

No entanto vou esperar um pouco mais, aqui no Porto.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Serpa




Número de Mensagens : 34
Location : Algés Lisboa Portugal
Data de inscrição : 28/02/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeQui Jun 19, 2008 3:54 pm

Kastenwa

Boas Acho muito louvavel por um chaço a GPL mas a carburador não me parece boa ideia.

Nos carros de carburador e injecção mecanica há todos os problemas de fiabilidade e de afinação e consumo exessecivo por falta de parametros de regulação.

Parece que isso só funciona muito bem mas é nos carros de injecção electronica.

Por isso quando comprei o meu Merecedes 200E tive em atenção esse pequeno detalhe.

Tinha que ter injecção electronica.

De qualquer forma acho muita piada a esse carro, e penso que uma mecanica de um polo dos novos com a electronica lhe assentava muito bem. e resolvia toos esses problemas.

Saudações

Ricardo Serpa
Ir para o topo Ir para baixo
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeSex Jun 20, 2008 4:32 am

Obrigado pela opinião.

No entanto, na Mastergás, informaram-me que a PRINS tem um kit, com centralina, para motores só de carburadores, cujo preço é de cerca 1.100 €. Essa centralina, dizem eles, optimiza o funcionamento do motor evitando as desafinações e eventuais aumentos de consumo, nos carros de carburadores.

Vou tentar recolher opiniões de pessoas que tenham instalado esse kit para confirmar e decidir.

Mas, pessoalmente, já tomei uma decisão: profissionalmente, particularmente, mudei alguns comportamentos, para diminuir o consumo de gasolina.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Serpa




Número de Mensagens : 34
Location : Algés Lisboa Portugal
Data de inscrição : 28/02/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeSex Jun 20, 2008 5:40 am

Pois o melhor é mesmo mudar de comportamento.

Porque o GPL é Gás de Petroleo Liquedefeito, o seja a origem é a mesma.

Quanto a esses kit's com centralina parece-me ser uma solução mais acertada, possivelmente funcionam com um único injector como se fosse um monoponto.

Mas atenção nos primeiros tempos até o carvão ter desaparecido do interior do motor vai dasafinar mesmo.

Saudações

Ricardo Serpa
Ir para o topo Ir para baixo
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeQua Jul 02, 2008 11:02 am

Realmente, algumas pessoas que instalaram o Kit GPL, com centralina para motores a carburador, em carros com bastantes anos, confirmaram que durante uns tempos a desafinação era constante...

ora...eu detesto andar num carro com constantes "probleminhas", que não são graves mas...aborrecem, por serem constantes.

Provavelmente vou optar por instalar o GPL num carro mais recente.
Ir para o topo Ir para baixo
toiga
Mod
toiga


Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeDom Jul 06, 2008 4:53 am

Boas,

e adaptar um corpo de admissão (throttle body) no lugar do carburador? Tentava-se manter o mesmo motor metendo um corpo de admissão de moto. Claro que se tinha de arranjar um sistema de centralina mas existem alguns sistemas que em casa dá para acertar, sendo necessária uma ida a um mecânico competente para afinar tudo.

O Jean é que é capaz de explicar melhor isto.

Acho que é uma alternativa a ponderar já que tens tanto gosto com esse carro.
Ir para o topo Ir para baixo
toiga
Mod
toiga


Número de Mensagens : 353
Location : Lisboa & Portalegre
Data de inscrição : 10/10/2007

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeSeg Set 08, 2008 4:07 pm

Boas,

Então como está este projecto? Sempre avançou ou está parado?
Ir para o topo Ir para baixo
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeTer Set 09, 2008 4:31 am

Toiga

Levei o Polo Coupe GT de 89, 1.3, 75 cv de carburador, com a revisão mecanica em dia, isto é, óleo e filtro mudados, fitro de gasolina, velas, filtro de ar mudados, com os valores de Co conforme a fábrica indica, escape e colector sem fugas, etc., a duas casas, certificadas, que fazem a instalação do kit GPL.

Expliquei que só optaria pela instalação se me garantissem que:

quer com o kit normal, quer com o que tem uma centralina, não tivesse problemas de afinação, irregularidadas no ralenti, as tais pequenas avarias que sem serem graves, aborrecem porque implicam muitas idas à oficina.

Resposta:

bem...sabe que num carro que tem tantos anos, nunca se sabe como está o carburador e ...não garantimos que pequenos problemas de afinação com a instalação do kit, sejam todos eliminados...

mas, pode instalar porque conforme surjam as desafinações, sempre que vier cá, nós resolvemos os eventuais problemas.

Fiz então a seguinte proposta:

Pago 50 % do preço no momento da instalação.

Os restantes 50 %, no prazo de 30 dias, verificando que tudo funciona sem anomalias, ou sempre 30 dias após a eliminação de qualquer anomalia que surja.

Resposta: não podemos aceitar essa condição...

Perante esta forma de estar nesta actividade, perante esta falta de transparência, a experiência, leva-me a optar por não efectuar, para já, nestas condiçoes, a instalação do kit GPL.

Acresce que tambem não me agradou nada a cara de enjoados, de autêntico fastio, que o responsável e empregados fizeram ao olharem para o Polo...

só lá estavam carros novos ou muito recentes, todos a injecção...

isto aborrece-me porque acho um absurdo o actual preço da gasolina, mas vou aguardar.

Entretanto, o Polo GT, tem feito uns consumos muito razoáveis, na ordem dos 7L/100 em estrada, a andar à vontade, até aos 120Km/h e 9l/100 em cidade.

Vou aguardar e confirmar melhor os consumos do Audi com o motor original 1.1 e 50 cv.

Talvez acabe por só alterar o motor para um 1.3 com 75 cv.
Ir para o topo Ir para baixo
Hong Kong Syndicate




Número de Mensagens : 12
Location : West Coast :D
Data de inscrição : 07/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeTer Set 09, 2008 5:02 am

O problema do GPL nos parques subterrâneos é este
http://www.wideo.fr/video/iLyROoaft2sx.html
Embora o GPL seja muito seguro e na teoria haver vários sistemas de segurança como válvulas de descarga para impedir que o deposito explode um acidente é possivel O risco zero não existem. Enquanto num um carro a gasolina ou gasóleo, o carburante só arde, e para explodir o gasolina (e não o gasóleo) tem de ter comprimida. O que poderá explodir são os gases derivados da evaporação, e mesmo assim será "fracote" e sera mais tipo um "woufffffff" Toda a gente o viveu a ascender o bbq, e ficar chamuscado lol!
Assim se um carro GPL explodir num parque subterrâneo a onda de choque confinada poderá ter consequências bastante dramáticas sobre as equipas de ataque ao fogo. E por segurança, e nada tem a ver com e lenda urbana das fugas de deposito capaz de colocar fogo a tudo se alguém ascender o cigarro, por isto seria necessário, antes disto estas morto asfixiado pelos gás dos escapes normais. E mesmo digamos que consegue sobreviver a este ambiente poluído e saturado de monóxido de carbono a quantidade de gás GPL necessária é tal para obter uma concentração suficiente para obter uma explosão que é simplesmente impossível, e por cima como o frisou o Kasten a ventilação dos parques impossibilita a acumulação de bolas de gás.
Exemplo pratico , os carros bombas mais tosco mais "home made" são feitos com carros carregados de garrafas de gás, por ter um poder devastação superior a gasolina tradicional. Enquanto o fogo tem um poder de destruição relativamente localizado, a explosão de gás é muita mais devastadora mesmo ao ar livre. Lembre-lhe o exemplo do Porto com esta loja que tinha garrafas de gas nas reserva, que quando explodirem devastar um prédio na sua totalidade
Ir para o topo Ir para baixo
Kastenwa

Kastenwa


Número de Mensagens : 112
Location : Porto
Data de inscrição : 15/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeTer Set 09, 2008 5:33 am

Olá, H K S !

Reconheço que tens razão, segurança a 100 % não há.

Mas parece-me que não há memória de qualquer explosão, pelo menos até hoje, com carros a GPL.

Embora eu seja um adepto dos carros a gasolina, detesto o gasóleo, preferiria uma solução GPL ao gasóleo.

Vou tentar antes pôr a funcionar um clássico que gaste o mínimo de gasolina, claro que no universo VW, mas refrigerado a água, porque nos refrigerados a ar, não se consegue baixar dos 7l/100, mas a 70 Km/h.

Ps*

a recepção aos paralímpicos deu encrenca...há cada um!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Hong Kong Syndicate




Número de Mensagens : 12
Location : West Coast :D
Data de inscrição : 07/04/2008

Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitimeTer Set 09, 2008 6:08 am

Tenho a memoria da morta de um bombeiro em Paris há uns anos, morto devido a explosão de um carro a GPL a arder, de um dos seus colegas ficar sem uma perna :/ agora não sei se era devido ao próprio GPL ou a outra coisa dentro do carro. (a explosão de um aerossol, de uma bateria é bastante violento também), mas acho que a probabilidade um deposito explodir muita fraca e inferior a de uma bateria. E se os carros tem um autocolante GPL (na minha modesta opinião devia ser uma placa metálica com um formato bem especifico com rebites para não arder logo no inicio) é para avisar os bombeiros que adaptam logo técnicas de ataques ao fogo bem diferente
Mas agora ser mais claro quanto a interdição, a garagem são proibidas ao veículos a GPL não munidos de válvulas de segurança/ descompressão
Os depósitos GPL desde de 2000 (EU em geral) acho eu são autênticos caixas fortes, e resistem mais aos impactos directos, incêndios, perfurações do que um deposito de carburante tradicional (imagina, a pressão mínima em uso é de 30bars, a pressão de descarga da válvula, que descarga até aos 28 bars) e em geral o único sobrevivente de um incêndio de um automóvel movido a GPL.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projecto para " chasso velho " a GPL Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto para " chasso velho " a GPL   Projecto para " chasso velho " a GPL Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projecto para " chasso velho " a GPL
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» divulgar o "chasso velho"
» RURAL 1975 - FOrDINHA "QUASE" PERFEITA
» "arranjo" 100a
» Um novo "chassista"!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Chasso Velho :: Geral :: Veiculos e projectos-
Ir para: